O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) sua renúncia ao comando do Partido Trabalhista e do governo britânico após menos de dois anos no cargo. A decisão ocorre em meio ao desgaste político enfrentado pelo líder e ao aumento das pressões internas dentro da legenda.
Em discurso realizado em frente à residência oficial do primeiro-ministro, em Downing Street, Starmer afirmou que todas as decisões tomadas durante sua gestão tiveram como prioridade os interesses do país.
“Todas as decisões que tomei foram para colocar o país que amo em primeiro lugar. É por isso que vou renunciar como líder do Partido Trabalhista”, declarou, emocionado.
Segundo o premiê, o processo de escolha do novo líder trabalhista será iniciado em julho. Até a definição do sucessor, ele permanecerá no cargo para garantir uma transição organizada. A previsão é que o novo líder assuma o comando do partido e do governo em setembro.
A saída de Starmer abre uma nova disputa interna no Partido Trabalhista e representa um momento de incerteza para a política britânica, diante dos desafios econômicos e sociais enfrentados pelo país.
































