Pernambuco registrou avanços nos indicadores da educação básica, com redução do abandono escolar e aumento da permanência dos estudantes no ensino médio da rede pública. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a segunda etapa do Censo Escolar 2025, a taxa de abandono escolar no ensino médio caiu de 1,6% em 2022 para 0,6% em 2025, representando uma redução de 62,5% no período. A taxa de reprovação também apresentou queda, passando de 5% para 2,2%, enquanto a distorção idade-série recuou de 21,8% para 18%.
Os indicadores demonstram que um número maior de estudantes está permanecendo na escola e avançando regularmente ao longo da trajetória escolar.
Os resultados também são reforçados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação 2025, do IBGE. O levantamento aponta que 80,5% dos jovens pernambucanos entre 15 e 17 anos frequentam o ensino médio na idade adequada. Em 2024, esse índice era de 76,4%, o que representa um crescimento de 4,1 pontos percentuais em apenas um ano.
Com esse desempenho, Pernambuco praticamente igualou a média nacional, que passou de 76,8% para 80,6% no mesmo período.
No cenário regional, o Estado apresentou índice superior ao de Bahia (76,2%), Alagoas (75,3%), Paraíba (74,7%), Rio Grande do Norte (70,5%), Sergipe (70%) e Maranhão (77,5%). Entre os estados do Nordeste, apenas o Ceará registrou percentual mais elevado, com 84,2%.
Na comparação com o restante do país, Pernambuco ainda aparece abaixo dos estados que lideram o ranking nacional de frequência escolar líquida no ensino médio, como Paraná (86,6%), São Paulo (86,5%), Minas Gerais (84,8%), Distrito Federal (84,6%) e Tocantins (84,3%).































