A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil lançou uma campanha voltada a imigrantes brasileiros que vivem ilegalmente no país norte-americano. A proposta oferece US 3 mil (cerca de R$ 16,6 mil) e uma passagem aérea gratuita para quem aceitar retornar voluntariamente ao Brasil até o final de 2025.
A ação foi divulgada nas redes sociais da embaixada e faz parte de uma estratégia mais ampla de controle migratório adotada pelo governo Trump em seu segundo mandato. “Que tal ganhar 3 mil dólares para ir embora dos EUA agora?”, diz o anúncio, que orienta os interessados a se cadastrarem pelo aplicativo CBP One.
O comunicado também alerta que, caso o imigrante se recuse a aderir à autodeportação, poderá ser localizado, preso e impedido de retornar ao país futuramente: “Se você não se autodeportar, nós vamos encontrá-lo, prendê-lo e você nunca poderá retornar aos EUA”.
Segundo a CNN, entre janeiro e outubro de 2025, os Estados Unidos já deportaram mais de 200 mil imigrantes latino-americanos, número que representa um aumento de 470% em relação ao mesmo período do primeiro ano do governo anterior, de Joe Biden.































