O Governo de Pernambuco divulgou, nesta quarta-feira (4), a programação oficial do Carnaval 2026, que contará com investimento de R$ 77,6 milhões e uma série de ações culturais e de segurança em todo o estado. A festa deste ano homenageará os cantores João Gomes, Nena Queiroga, Chico Science e o Maestro Duda, nomes que representam diferentes vertentes da música pernambucana.
A abertura das festividades ocorre já neste fim de semana, de 6 a 8 de fevereiro, com uma edição especial do Festival Pernambuco Meu País, no Terminal Marítimo do Recife. O evento contará com shows de João Gomes, Alcione, Belo, Glória Groove, Nação Zumbi e Priscila Senna. No período oficial do Carnaval, de 14 a 17 de fevereiro, o festival se dividirá entre o Jardim do Cais do Sertão, na capital, e a Praça do Carmo, em Olinda.
Segundo a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, 98% dos artistas contratados são naturais de Pernambuco. “Mais de 130 municípios serão beneficiados neste Carnaval. Lançamos edital que contemplou mais de 2 mil inscrições de artistas e agremiações locais. A maior parte do apoio financeiro será direcionado aos nossos talentos”, destacou.
Ao todo, o governo manterá polos culturais nas cidades do Recife, Olinda, Bezerros, Pesqueira, Triunfo, Paudalho, Nazaré da Mata, Goiana e Vitória de Santo Antão, além de apoiar festas em mais de 100 municípios.
A expectativa é que o Carnaval movimente R$ 3,5 bilhões na economia do estado, crescimento de 9% em relação a 2025, impulsionado pela previsão de 2,5 milhões de turistas circulando entre a Região Metropolitana e o interior.
No campo da segurança, a Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou mais de 68 mil lançamentos operacionais, com atuação integrada das polícias Civil, Militar, Científica, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O esquema inclui drones, 40 câmeras móveis e 325 câmeras fixas com visão 360º.































