O Programa Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), encerrou o ano de 2025 com a recuperação de mais de 9 mil celulares roubados ou furtados no estado. Desde a criação da iniciativa, já são mais de 87 mil aparelhos devolvidos aos seus donos.
Atualmente, o sistema conta com 990 mil celulares cadastrados, com uma média de 319 registros diários. Em 2025, foram cadastrados 109 mil novos aparelhos. O banco de dados permite que as forças de segurança consultem, durante abordagens, se um telefone está com restrição. Somente neste ano, mais de 1,7 milhão de consultas foram feitas.
Para estimular o uso da ferramenta, a SDS realizou cerca de mil ações educativas em locais como terminais integrados, mercados, shoppings e parques. Nos dias finais de 2025, as equipes atuaram no Mercado de Casa Amarela, no Mercado de Afogados e nos shoppings Plaza e Patteo, além de ações durante a Virada Recife.
Em janeiro de 2026, as ações continuarão em diversos pontos do estado, incluindo Porto de Galinhas.
O cadastro pode ser feito em pontos presenciais ou a qualquer momento pelo site www.alertacelular.pe.gov.br, informando dados pessoais e do aparelho, como marca, modelo e número do IMEI.
Durante abordagens, se o celular for identificado como roubado ou furtado, é apreendido e o portador levado à delegacia. A Polícia Civil utiliza os dados do sistema para localizar e devolver o aparelho ao dono.
Dúvidas podem ser tiradas via WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo número (81) 9.8494-3219.































