A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) chama a atenção dos produtores rurais para o encerramento no próximo dia 31 de dezembro de 2025, do prazo da Atualização Cadastral das propriedades e rebanhos pernambucanos. Outro alerta é para os dias que as unidades abrirão neste final de ano – 29 e 30, já que o dia 31 foi considerado ponto facultativo e o dia 1º de janeiro é feriado nacional.
Para realizar a atualização, o produtor rural deve comparecer ao escritório da Adagro mais próximo de sua propriedade ou acessar o site www.adagro.pe.gov.br para a declaração de animais dos rebanhos bovino, bubalino, caprino, ovino, suíno, equino, aves (comerciais e de subsistência), animais aquáticos, abelhas e demais espécies de importância para o agronegócio do estado. A medida visa reforçar as ações defesa agropecuária, de controle de doenças e do trânsito de animais.
O coordenador estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, o fiscal agropecuário Edmilson Martins, explica que a declaração pela Internet será possível para aqueles produtores que já têm cadastro atualizado acessando o Sistema de Integração Agropecuária – Siapec. “A campanha para Atualização Cadastral é obrigatória, conforme prevê Portaria Adagro nº 065, de 30 de outubro de 2024, ocorrendo duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro, sendo que houve prorrogação até 31 de dezembro”, informou Edmilson Martins.
O objetivo é promover o controle sanitário, aperfeiçoar as ações de proteção e monitoramento da sanidade animal, além de garantir o trânsito seguro de animais que circulam no estado.































