Estudantes com cadastro no Programa Pé-de-Meia podem emitir a autorização para a retirada gratuita de absorventes menstruais por meio da página de consulta do Pé-de-Meia. A medida teve início nesta segunda (15) e faz parte de uma parceria entre os ministérios da educação e saúde do governo federal.
De acordo com o MEC, a medida tem como objetivo ampliar o acesso das alunas ao programa Dignidade Menstrual, fortalecendo a política pública de equidade de gênero e justiça social dentro do ambiente escolar.
Ainda de acordo com o comunicado, a ação foca no público que se enquadra nos critérios de ambos os programas, garantindo que as jovens que já recebem o incentivo financeiro para permanecer no Ensino Médio também tenham acesso facilitado a absorventes menstruais.
O principal ponto de oferta dos absorventes menstruais continua sendo as Farmácias Populares do Brasil credenciada. Para acessar, é necessário emitir uma autorização do Programa Dignidade Menstrual que pode ser emitida pelos seguintes canais:
I – Via aplicativo: Meu SUS Digital;
II – Em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS)
III – E, agora, também por meio da plataforma dos estudantes participantes do Pé-de-Meia.
ALUNAS COM O PROGRAMA PÉ-DE-MEIA PODEM TER ACESSO A GRATUIDADE DE ABSORVENTES MENSTRUAIS
De acordo com o MEC, a medida tem como objetivo ampliar o acesso das alunas ao programa Dignidade Menstrual.
Por: Redação CNF































