Um piloto foi preso na manhã desta segunda-feira (9) dentro de uma aeronave da Latam, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, suspeito de integrar uma rede de aliciamento e abuso sexual de crianças e adolescentes. A ação foi realizada por agentes da Polícia Federal antes da decolagem do voo, que tinha como destino o Rio de Janeiro.
O suspeito, identificado como Sérgio Antônio Lopes, de 60 anos, já se encontrava na cabine da aeronave quando foi abordado pelos policiais. O momento da prisão foi registrado em vídeo e passou a circular nas redes sociais. Segundo as investigações, ele é acusado de manter atividades criminosas relacionadas ao abuso sexual infantil há, pelo menos, oito anos, utilizando ambientes digitais para se aproximar das vítimas.
De acordo com o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Sérgio é suspeito de abusar sexualmente de crianças e adolescentes que tinham entre 11 e 15 anos à época dos fatos. As apurações indicam ainda que ele utilizava documentos falsos para levar as vítimas a outros locais.
Além do piloto, uma mulher de 55 anos também foi presa. Ela é acusada de aliciar as próprias netas, crianças e adolescentes, para fins de exploração sexual. Havia mandados de prisão em aberto contra os dois suspeitos.
Após a prisão, equipes policiais seguiram para o município de Guararema, onde o piloto reside, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão. No local, devem ser recolhidos computadores, dispositivos eletrônicos e documentos que possam auxiliar nas investigações.
Os investigados podem responder por crimes de estupro de vulnerável, estupro, favorecimento da prostituição e da exploração sexual de crianças e adolescentes, uso de documento falso, produção, armazenamento e compartilhamento de material de pornografia infantojuvenil, perseguição reiterada (stalking), aliciamento de crianças e coação no curso do processo.
A defesa de Sérgio Antônio Lopes não foi localizada até a última atualização desta matéria.






























