As gravações do documentário “A Feira da Fé”, dirigido pelo cineasta caruaruense Leandro Bacamarte, foram concluídas na quinta-feira (15), na Feira de Ervas e Raízes Medicinais, localizada no Parque 18 de Maio, em Caruaru (PE). Mediante entrevistas, a obra analisa esse espaço onde fé, medicina popular e saberes ancestrais seguem vivos no cotidiano de feirantes e clientes.
Apesar de já ter sido cenário para produções audiovisuais pernambucanas como o documentário “Figueira do Inferno” (2004), com cenas de algumas barracas e feirantes nos primeiros minutos, da ficção “O Balido Interno” (2019), e mais recentemente do documentário híbrido Habitar-se: A Jornada da Mulher no Espaço Corpo (2025), em fase de pós-produção, é a primeira vez que a Feira de Ervas e Raízes Medicinais será tema de um filme dedicado a história dos comerciantes e das práticas religiosas ali perpetuadas.
“A Feira da Fé” tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura Funcultura, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Fundarpe, Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) e Governo do Estado de Pernambuco. Além do apoio das produtoras Lunardo Produções Artísticas e Arquivo 194. A exibição da obra em festivais de cinema nacionais e internacionais está prevista para o segundo semestre de 2026.
FILME “A FEIRA DA FÉ” FINALIZA GRAVAÇÕES NA FEIRA DE CARUARU
As gravações do documentário “A Feira da Fé”, dirigido pelo cineasta caruaruense Leandro Bacamarte, foram concluídas na quinta-feira (15), na Feira de Ervas e Raízes Medicinais, localizada no Parque 18 de Maio, em Caruaru (PE). Mediante entrevistas, a obra analisa esse espaço onde fé, medicina popular e saberes ancestrais seguem vivos no cotidiano de feirantes […]






























