Aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios do INSS têm até o dia 14 de fevereiro para solicitar a devolução dos valores, conforme anunciou o presidente do instituto, Gilberto Waller.
Até o momento, cerca de 6,2 milhões de beneficiários contestaram os descontos, e 4,1 milhões já foram ressarcidos, totalizando R 2,8 bilhões devolvidos. No entanto, o governo estima que ainda existam 3 milhões de pessoas aptas a fazer o pedido de reembolso.
O prazo inicial para solicitação terminaria em 14 de novembro, mas foi prorrogado para garantir que todos os prejudicados tenham tempo de registrar o pedido.
Os descontos indevidos foram identificados durante a Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que revelou fraudes em acordos entre o INSS e entidades associativas. As investigações resultaram no afastamento de parte da diretoria do instituto em abril.
Segundo Waller, há uma força-tarefa envolvendo o INSS, a AGU, a CGU e a Polícia Federal para rastrear os valores desviados e ingressar com ações judiciais para recuperar o dinheiro.
Como pedir o ressarcimento:
Site ou app Meu INSS, com login Gov.br
Telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h
Agências dos Correios, com atendimento gratuito em todo o país































