O Brasil brilhou no Critics Choice Awards 2026 com a vitória de O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira. A premiação aconteceu neste domingo (4), em Santa Monica, nos Estados Unidos.
O longa pernambucano superou produções de destaque como Foi Apenas um Acidente (França), A Garota Canhota (Taiwan), No Other Choice (Coreia do Sul), Sirat (Espanha) e Belén – Uma História de Injustiça (Argentina).
Considerado um dos principais termômetros para o Oscar, o Critics Choice reforça as chances de O Agente Secreto, que já figura entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Escalação de Elenco.
No tapete vermelho, o ator Wagner Moura, protagonista do filme, representou o Brasil. Ele foi indicado a Melhor Ator por O Agente Secreto e a Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação na série Ladrão de Drogas. Embora não tenha vencido, foi o primeiro brasileiro nomeado em categorias de atuação na história do prêmio.
Outro destaque nacional foi o diretor de fotografia Adolpho Veloso, vencedor por Sonhos de Trem. Ele superou nomes consagrados como Claudio Miranda (F1) e Dan Laustsen (Frankenstein), levando o prêmio de Melhor Fotografia.































