O ano de 2026 deve começar com chuva no Sertão de Pernambuco, segundo previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). De acordo com o meteorologista Romilson Ferreira, os modelos atmosféricos indicam pancadas de chuva entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro na região, o que é típico do verão sertanejo.
Nas demais áreas do estado — Agreste, Zona da Mata, Região Metropolitana do Recife e litoral — a previsão é de tempo firme, com céu parcialmente nublado e apenas chuva fraca e isolada no litoral, entre a noite do sábado (27) e a madrugada do domingo (28).
“Não há previsão de chuva entre o Agreste e o Sertão neste fim de semana. Deve predominar o céu parcialmente nublado com sol”, explicou Romilson, tranquilizando turistas e moradores que planejam férias ou celebrações de Réveillon no litoral.
A tendência, segundo a Apac, é que o cenário se mantenha ao longo de janeiro. No Sertão, o verão corresponde ao período mais chuvoso do ano, com pancadas fortes e rápidas, muitas vezes acompanhadas de raios e trovões. Já nas demais regiões, o verão é mais seco, antecedendo a estação chuvosa, com menor frequência de precipitações.
Apesar da chuva no Sertão, a temperatura continuará elevada em todo o estado. “O verão em Pernambuco é a estação mais quente do ano. As máximas podem chegar a 40ºC no Sertão, 37ºC no Agreste, e 34ºC na Zona da Mata e no litoral, com alta sensação térmica”, concluiu o meteorologista.































